Dor na Costas
Aprenda a Respeitar a sua Coluna

  • Sentar-se com conforto 
Apoie as costas no encosto da cadeira, de maneira que os joelhos fiquem acima do nível do quadril e os pés fiquem bem apoiados no chão. Se possível, use ainda apoio para os pés e prefira cadeiras com braços, pois não forçam a coluna e facilitam o ato de levantar.

 

Especialidades
  • Levantamento de objetos
Para levantar qualquer objeto do chão, dobre os joelhos (fique de cócoras). Assim o peso será absorvido pelos músculos das pernas e não pela coluna vertebral. Jamais curve apenas as costas para alcançar e levantar qualquer objeto, mesmo os mais leves.
  • Divisão do peso 
Na hora de carregar bolsas, malas e pacotes, divida os pesos igualmente nos dois lados do corpo. Levar tudo em um dos braços pode trazer complicações e dores na coluna.

 

  • Entrar e sair do carro
Tanto para entrar como para sair do automóvel fique sentado, gire as pernas e o tronco ao mesmo tempo (para dentro ao entrar; para fora ao sair do veículo). É importante evitar torcer as costas.a hora de carregar bolsas, malas e pacotes, divida os pesos igualmente nos dois lados do corpo. Levar tudo em um dos braços pode trazer complicações e dores na coluna.

 

  • Vestir-se confortavelmente
Vista as roupas sentado. Sua coluna agradece. Calçar meias e sapatos e mesmo vestir uma calça em pé, dobrando-se para frente, pode causar dores nas costas e na região lombar, devido à torção que a coluna precisa realizar.
  • Máximo alcance
Use banco ou escada sempre que o objeto estiver numa altura acima de sua cabeça. Nunca estique as pernas nem force a coluna para alcançar o que deseja.
Confira aqui os principais sintomas para dor nas costas e veja o tratamento mais indicado:
Contraturas e rigidez das vértebras e, em casos mais graves, a lombalgia pode ocasionar a hérnia de disco, que é uma ruptura estrutural em um dos discos da coluna e ocorre mais nas partes cervical e lombar.
 
A postura inadequada e o estresse são os maiores responsáveis pela dor. Uma das causas da lombalgia também está na falta de atividade física.
 
TRATAMENTOS 
 
O tratamento irá depender da real causa desta dor nas costas se é uma protrusão, uma hérnia, ou se o problema é somente postural, muscular, ergonômico.
Todas as técnicas do programa RMA da Coluna Vertebral podem ser utilizadas para dor nas costas, principalmente a fisioterapia manual e a mesa de flexão.
 
Fisioterapia convencional Fisioterapia Traumato- Ortopédica: Eletroterapia, Termoterapia, Fototerapia, Cinesioterapia, Hidroterapia e Massagem podem dar bons resultados, contanto que sejam orientados exercícios de alongamento, mobilização articular e fortalecimento muscular.

 

             Rua Alfredo André, 42 - Santo Amaro/SP 
                          Whatsapp(11) 9 9751-7054

                      Site: www.fisioterapiabueno.com